quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

SAÚDE - BEIJO NA BOCA TRAZ BENEFÍCIOS À SAÚDE

Contato Amoroso Reduz Problemas Circulatórios e Evita Dores de Cabeça
Quem não conhece o apaixonado Beijo de Hotel Ville, registrado nos ano 50 pelo fotógrafo francês Robert Doisneau? Jean Louis e Denise Lavergne - que garantem ser os personagens da foto, flagados em frente à prefeitura de Paris, sem perceber o que acontecia no mundo - passaram, com certeza, por um momento inesquecível. Além do prazer proporcionado pelo tão famoso e ardente beijo, houve naquele instante, aumento na freqüência cardíacas, mas sangue bombeado pelo coração e mais óxigênio enviado às células dos corpos dos jovens apaixonado.
Estes sintomas presentes em todas os afetuosos beijos na boca que são trocados , todos os dias 12 de Junho, dia dos namorados e outras datas enfemerides são benefício a saúde: podem reduzir as moléstias no aparelho circulatório, estômago e vesícula. Bons beijos - praticados com freqüência - também previnem dores de cabeça e males como a insônia. O médico peruano Hildebrando Salazar, autor de uma tese sobre os efeitos do beijo nos seres humanos, garante que este ato estimula também a produção de anticorpos que, em longo prazo, podem evitar certas infecções. "Beijar é bom para a saúde, e quem beija vive mais", afirma explicando que as células do cropo estimulada com oxigênio durante o beijo se mantém sempre jovem.
Zona erógena - A boca - zona erógena - a boca percebida instantes depois do nascimento - é responsável pelo imenso prazer contido num bom beijo. Engana-se quem pensa que os recém-nascidos usam a boca só para mamar. Ela é também uma exploradíssima fonte de prazer, o que explica alguns vícios comuns entre os bebês. Estas ingênuas crianças, que segundo Freud já nascem com uma sexualidade latente, têm hábitos como chupar os dedos e adoram chupetas que, à primeira vista, não têm nenhuma utilidade.
A psicanalista Regina Navarro Lins, do Centro Integrado de Grupo (CIG), explica que a fase oral deixa fortes registros de prazer. "Na fase adulta, o prazer oral deixa de ter primazia, mas continua presente". Para ela, o beijo é uma das formas mais intensas de comunicação entre duas pessoas. "O beijo fala. É o prazer aliado à comunicação e ele pode ser o termômetro de uma relação", conclui Regina, afirmando que o beijo bem dado tem o poder de aprofundar o prazer sexual.
Há quem acredite que o beijo acompanhado de forte emoção pode ser prejudicial aos portadores de graves afecções cardíacas, pois dobra o número de pulsações do coração e aumenta a pressão arterial. Mas, fiquem tranqüilos: isto é pura balela, "Para prejudicar a saúde, um beijo tem que ser algo do outro mundo. A excitação provocada é, com certeza, benéfica", garante Roberto Bassan, chefe da clínica cardiológica do Hospital _Pró-Cardíaco.
Sem risco - O Cardiologista Ayrton Pires Brandão, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), explica que o relaxamento e o prazer proporcionados por um beijo apaixonado compensam o aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial. "Em 33 anos de profissão nunca me foi relatado que beijos apresentam fator de risco para o coração. As alterações são lves e transitórias", diz.
O publicitário Jean-Luc Tournier e a médica francesa Martine Mourier afirmam, na pequena Eciclopédia do Beijo, que beijos impetuosos acionam 29 músculos simultaneamente. Este esforço pode funcionar como uma verdadeira ginástica facial preventiva, evitando o envelhecimento precoce.
O beijo apaixonado, enfim, só faz bem à saúde: diminui o estresse, a depressão e a ansiedade. A afirmação é do psiquiatra Márcio Versiani, professor no Estado de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) "Acompanhado de afeto e paixão, o beijo só trazer benefícios", conclui.
  • Beijar emagrece. Cada beijo, dependendo da intensidade pode queimar até 12 calorias.
  • Evita rugas. Um beijo movimenta 29 músculos do rosto e, se praticado com freqüência, pode evitar envelhecimento precoce.
  • Mas pode também transmitir doença contagiosas como cachumba e mononuleose.
  • Aumenta a freqüência cardíaca, que pode passar de 70 para até 150 batimentos por minuto.
  • Se acompanhado de forte emoção, aumenta a pressão arterial.

Fonte: Jornal do Brasil do dia 12/06/1994

copydig: Carlos Passion Rooster Gravid Shindangh Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário