quinta-feira, 5 de março de 2009

TERAPIA DE CASAIS

Muita gente costuma dizer que, ao completar 40 anos, o homem entra na idade do lobo, isto é, numa fase em que não consegue resistir de forma alguma às aventuras extra conjugais, principalmente com mulheres mais jovens. Para ele, passa a ser fundamental manter relacionamentos amorosos, quase sempre passageiros, com garotinhas que lhe dêem a certeza de que, apesar da idade, continua em plena forma.
Mas não é apenas por medo de envelhecer que o homem começa a se interessar por outras mulheres, provando assim que ainda está ativo sexualmente. A rotina e as questões mal resolvidas de um relacionamento contribuem de forma decisiva para a infidelidade de ambos, isto não só do homem como também da mulher. Uma dessas questões, por exemplo, é a sexual. Quando falta motivação a um dos parceiros, é muito comum que o outro procure alguém que satisfaça suas expectativas. Da mesma forma, a ausência de estímulos na convivência diária também propícia o desgaste até a própria ruptura da relação.
A questão da idade está associada a todos esses problemas. Para muitos homens é difícil conviver com as mudanças naturais que o tempo provoca em seu corpo, pois, assim como as mulheres, não foi preparado para aceitá-las. Se ele não tem um bom equilíbrio emocional, o envelhecimento passa a ser uma coisa absolutamente impossível de enfrentar. Ao ver sua esposa entrar na menopausa e os filhos na adolescência, o homem inseguro adota um comportamento infiel só para provar a si mesmo e aos outros que sua juventude não passou. Isto também reflete uma competição ao nível pai/filho, quando o homem procura mostrar que é tão capaz quanto o rapazinho que tem em casa. Na verdade, essas atitudes nada mais são do que demonstrações de insegurança que também podem ocorrer na relação mãe/filha.
Assim, não se pode dizer que a infedilidade aconteça apenas porque o homem tem dificuldades em aceitar as transformações físicas a que está sujeito. Quando o casamento não está apoiado em sentimentos como o amor, a amizade, a confiança, e ainda na satisfação sexual de ambos, o fator idade é somente mais um estímulo ao comportamento infiel na sua causa principal. Mesmo porque existe pessoas maduras que não têm este tipo de problema, enquanto jovens casais se separam por causa dele.
Se o homem gosta de sair constantemente com garotinha é sinal de que ele não está sabendo lidar com o envelhecimento, mas é também um indício de que não está encontrando no casamento as gratificações que procura. A esposa que reprime sua criatividade sexual abre um espaço para que o homem busque nas outras a felicidade que deseja. Não se pode esquecer contudo, que o mesmo ocorre com a mulher. Ou seja, o marido que não corresponde às expectativas da parceira também corre o risco de ver-se as voltas com uma Loba.
Sendo assim, qual a saída? A melhor maneira de se resolver um impasse é falar sobre ele, discutir suas causas e procurar uma solução que agrade aos dois. A mulher não deve aceitar passivamente as aventuras do marido, assumindo um comportamento passivo e até masoquista. O homem, por sua vez não pode calar-se diante de suas insatisfações. Mas os casais , em geral, partem para a saída mais fácil: a separação, pois têm medo de questionar os seus sentimentos.
Porém, tanto a acomodação que leva a um relacionamento doentio, quanto a fuga, através do rompimento, não são as soluções mais aconselháveis. O homem e a mulher precisam descobrir, mesmo que isto lhes cause algum sofrimento, os motivos dos problemas conjugais. O ideal é uma boa conversa para esclarecer os conflitos e a disposição, tanto do homem quanto da mulher, de encarar o envelhecimento como algo natural e, acima de tudo, belo.
Por: Sandra Lúcia Caldas (Psicóloga
copydig:Carlos Passion Rooster Gravid Shindangh Mariano
Particularmente eu digo que são esses motivos que se torna uma traição hedionda nos dias de hoje. Por que hedionda? Porque tanto o homem como a mulher, numa busca desenfreada o moderada, acabam se jogando numa aventura amorosa em busca de satisfação não convencional, que além de torná-los promiscuos, acabam levando para dentro dos seus lares o infortúnio causado pela AIDS. Nenhuma precaução poderá evitar que as pessaos sejam contaminada quando a relação é extra conjugal e não convencional.













Firebook Contador

Nenhum comentário:

Postar um comentário